terça-feira, 17 de junho de 2008

Os Novos Tipos de Inteligência


O modismo vertiginoso do conceito da Inteligência Emocional (QE ) passou, assim como já havia passado o famoso QI ( Quociente de inteligência ). Atualmente reina soberana a tese da inteligência múltipla.
Nossa inteligência é multifacetada como uma rara pedra preciosa, todos os indivíduos tem dentro de , as várias inteligências e as utilizam de acordo com o campo do conhecimento e atividade que exercem. Podem brilhar em um determinado campo e ser abaixo da média em outro.
Quando se avaliava o QI. de uma pessoa, testavam- se os aspectos verbal e não verbal, não se conheciam outros tipos de inteligência, eles não eram sequer imaginados pela ciência.
Podemos listar muitas e muitas modalidade de inteligência, como a seguir:

INTELIGÊNCIA LINGUÍSTICA : ou a capacidade de interpretar o mundo e as idéias através das palavras. É a inteligência dos poetas e escritores, dos contadores de causos e histórias. Camões e Shakespeare foram dois expoentes e os amamos até hoje por isso: gênios da humanidade. Quem foi dono de uma inteligência linguística sem par foi o poeta português Fernando Pessoa, com seus setenta e um heterônimos, com sua obra extensa que abrange muitos setores do conhecimento humano. Pessoa, eclético e refinado, de estilos tão díspares, parece que sua obra foi escrita por dezenas e dezenas de escritores e não por um homem só.
Seria razoável dizer que ele se esmerava em parecer diferente em cada livro, distinguindo- se como um dos maiores escritores de todos os tempos.

INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL: os agraciados por elas, são aqueles que conquistam nossa simpatia, pois temos a impressão que sabem o que estamos pensando e nos agradam assim. São os professores, os artistas em geral. São sintonizados com o instante e fazem da comunicação arte suprema. Elvis Presley pontificou como celebridade nessa área, por saber instigar seus fãs com sua música peculiar e inconfundível, alijada dos modismos das gerações em que se comunicou com o público como poucos.
Além da simpatia de muitos, da antipatia de poucos, ele tinha a empatia da maioria. Possuia um carisma inigualável no palco e fora dele e, suas menores atitudes transcendiam o mundo musical e cinematográfico em que atuava. Levava os fãs ao delírio e a alucinação nas suas apresentações, e a massa se tornava una, compactada por suas canções.
Em minha cidade, a fila do cinema dava voltas no quarteirão, quando era exibido um filme do "Rei"...

INTELIGÊNCIA CINÉTICA : brinda as pessoas que desenvolveram a linguagem corporal, como se fora um instrumento musical. Não andam, levitam. Saltam com extrema graciosidade e ao mesmo tempo poder. Explodem em movimentos, ora com extrema precisão, ora como em um balé estudado. São os cirurgiões, os coreógrafos, os mecânicos, os atletas.
Pelé sintetiza tudo isso: orientação espacial, criatividade, talento refinado. Dizia que era fácil: " era só estar onde a bola estaria ". Para quem sabe...
Não se consegue isso 'a custa da força bruta, por isso Pelé é o Atleta do Século. Dentre todas as modalidades esportivas. Dentre todos os esportes. Em todos os tempos.

INTELIGÊNCIA LÓGICA : na dimensão das idéias e do raciocínio, em oposição 'a realidade, habitam esses seres humanos, que constroem do abstrato, uma lógica inatacável. Partindo do nada edificam postulados e premissas sólidas, sedimentados no raciocínio e na razão. Os matemáticos, os filósofos, cientistas, se utilizam dela para se comunicar com o mundo. E como o fazem ! Homens como Galileu, Pascal, Newton, fizeram da lógica e do abstrato, ferramentas que edificaram o mundo, se fizeram compreender e levaram o ser humano a se transcender como criatura.
As várias modalidades de inteligência, permitem a cada pessoa em particular, encontrar seu lugar na existência, a se qualificar e poder dizer com todas as letras: - " Eu sou inteligente ".
E talentoso. E criativo. E divino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário