sexta-feira, 18 de julho de 2008

"ADMIRÁVEL MUNDO NOVO !"







Até o ano 2000, o conhecimento dobrava no mundo a cada 4 anos, hoje, dobra a cada 22 meses.
A técnica e o progresso avançam a uma velocidade espantosa em todos os campos da ciência. Palavras antes desconhecidas, fazem parte do cotidiano do mais simples dos mortais.
A Internet avançou sobre todos os países do mundo civilizado, e até uma simples carta deixa de ser enviada, superada pela facilidade do E.mail.
Aliás, pela primeira vez no Brasil, o número de E.mails enviados superou em 2007, as cartas mandadas pelos Correios.
Termos como "células-tronco", invadiram o vocabulário de todos, através dos meios de comunicação e se banalizaram como conceito científico.
Em 1886, a notícia da erupção do vulcão Krakatoa, levou 6 meses para chegar ao Brasil, mas em contrapartida a explosão do ônibus espacial americano, e a queda das torres gêmeas em Nova Yorque, foram transmitidas em tempo real para todo o planeta chocando ao vivo, o pobre, mas curioso telespectador...
Palavras próprias do vocabulário científico, foram incorporadas aos dicionários e livros escolares numa facilidade impressionante.
E o Google aposentou as velhas e pesadas enciclopédias, que preenchiam as estantes, por metro, principalmente nas casas dos novos ricos, que queriam mais ostentar, que exibir conhecimento...
O ser humano nasce em um mundo e morre em outro !
Provavelmente, o seu bisavô nasceu em uma época, e viveu e morreu dentro dessa mesma época, sem sobressaltos maiores no tempo. No decorrer de sua vida viu o progresso avançar lentamente, as descobertas se sucedendo, em um rítmo compreensivel de ser assimilado pelas mentes das pessoas.
Hoje uma criança já nasce com um controle remoto na mão, sem nem sequer imaginar aquele "senta e levanta" de antigamente, em que a televisão obrigava o prezado telespectador a uma ginástica com os botões: vertical e horizontal, volume, sem contar os transformadores portáteis de energia, que tinham que ser regulados a todo instante, quando a luz enfraquecia ou aumentava.
Desses tempos, sobrou o romantismo, do presente ficou o espanto.
Pena, que a mente do ser humano não tenha acompanhado tamanho avanço tecnológico e, ele continue a ser o mesmo animal de sempre: antes matava com uma espada ou uma lança, hoje com uma sofisticada arma à laser...

2 comentários:

  1. Vejo que gosta de assustos relacionados a mídia. Pensei em convidar-te a ser um dos jurados do Premio Blog de TV e música hospedado em:

    www.premioblog.blogspot.com

    Se preferir visualize meu perfil e veja as categorias disponíveis no momento.

    Desde já agradeço!

    Fale conosco: premioblog@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Roberto,

    Que bom estarmos vivendo essa época. Há muitos desafios, é verdade, mas inúmeras oportunidades de crescimento em todos os sentidos. As imagens ficaram ótimas, elas realmente dão um toque especial, não é mesmo? Abraços,
    Deolinda

    ResponderExcluir