quarta-feira, 25 de março de 2009

"GENÉZIO: NUNCA SE VAI DE TODO...QUEM FICA NUMA SAUDADE"

recados para orkut

RecadosOnline - Para mais Religiosidade e Imagens de Cristo, clique aqui!


GENÉZIO, IRMÃO, DESCULPE PELA DEMORA EM LEMBRAR DE VOCÊ NESSE MOMENTO, MAS A TRISTEZA NÃO DEIXAVA, DE TANTO QUE DOIA...
PENSEI QUE FOSSE MORRER DE TANTA SAUDADE...
"A SAUDADE EXISTE NÃO PORQUE ESTAMOS LONGE, MAS PORQUE UM DIA ESTIVEMOS JUNTOS."
O COTIDIANO, A EDUCAÇÃO, OS COSTUMES, O AMOR, NOSSOS AMIGOS, A PROCURA DA FELICIDADE, E OUTRAS VARIANTES, DESCEM UMA CORTINA ESFUMAÇADA, UM VÉU DIÁFANO DE SUAVE TECEDURA, NA FRENTE DOS NOSSOS OLHOS, ENGANANDO A REALIDADE.
MAS QUANDO A MORTE,ENFIM, ENTRA EM CENA,NOS DEIXA PERPLEXOS E SURPRESOS... COMO SE ELA NÃO FIZESSE PARTE DA VIDA...
GENÉZIO, NÓS ÉRAMOS MUITO RICOS, FICAMOS MUITO POBRES COM A SUA AUSÊNCIA. LORENA FICOU SEM GRAÇA SEM VOCÊ, A VIDA FICOU DESBOTADA COM A SUA FALTA.
VOCÊ, ERA TERNO E NOBRE. DIZIA BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE A TORTO E A DIREITO. INUNDOU O NOSSO MUNDO COM A SUA MÁGICA PRESENÇA, ILUMINAVA OS AMBIENTES EM QUE ESTAVA, COM SEU INSEPARÁVEL SORRISO, SEU BOM HUMOR CONSTANTE, SEU OTIMISMO COSTUMEIRO. UM DIA, TODOS NÓS NOS REENCONTRAREMOS NA PÁTRIA CELESTIAL.
A AMIZADE É O AMOR QUE NUNCA SE ACABA. A VERDADEIRA AMIZADE É COMO A SAÚDE PERFEITA, SEU VALOR RARAMENTE É RECONHECIDO, ATÉ QUE SE VAI.
NA LIDA DA VIDA, VOCÊ NUNCA DESCANSOU, LEMBRO DAQUELE MENINO, QUE DESDE OS 9 ANOS VENDIA PÃO NAS MADRUGADAS FRIAS DA LORENA ADORMECIDA. MINHA SAUDOSA MÃE, JOAQUINA, ESCUTAVA COM PENA AQUELA PEQUENA VOZ VARANDO A NOITE.
NOSSO PRIMEIRO RÁDIO, FOI VOCÊ QUEM COMPROU, DAQUELES DE VÁLVULA QUE TINHA QUE ESQUENTAR E MEU VELHO PAI, MANOEL, DAVA "SUAVES" TAPAS PARA ESCUTAR AS NOTÍCIAS DA GUERRA.
VOCÊ, ERA UMA PESSOA ESTÁVEL, SEM GRANDES SOBRESSALTOS NA LINHA DO TEMPO DA SUA VIDA.
SONHOU MUITO E VIVEU COMO POUCOS, OS SEUS SONHOS PLENAMENTE. OUVINTE ATENTO SURGIA DO NADA, QUANDO O RESTO DO MUNDO DESAPARECIA.
SE NOS VISSE TRISTES, VINHA COM SEU ARSENAL INESGOTÁVEL DE PIADAS. NA SUA ÚLTIMA, APESAR DO RIGOR DAS DORES E DO MOMENTO DE DESPEDIDA, VIROU- SE PARA A MINHA IRMÃ, NAIR, DIZENDO: -"NAIR SE EU MORRER, NÃO FALO MAIS COM VOCÊ, VIU?!", OU "A MORTE É INEVITÁVEL, MAS NÃO ESTOU COM PRESSA NENHUMA DE MORRER!"
DIFÍCIL É ACREDITAR, MESMO QUE NECESSÁRIO, QUE VOCÊ NÃO VIRÁ MAIS...!
OUVÍAMOS AS PESSOAS FALAREM COM FREQUÊNCIA: -"QUERIA QUE ELE FOSSE MEU PAI, OU QUERIA TER UM TIO ASSIM."
MEU PAI, PORTEIRO DO "CINE REX" DIZIA: -" SEI QUANDO O GENÉZIO ESTÁ NO CINEMA. QUANDO TODOS JÁ PARARAM DE RIR, ELE AINDA CONTINUA". E COM DIREITO A GARGALHADAS SONORAS, EXCLAMAÇÕES, BATIDAS DE PÉS NO CHÃO...ERA UMA DELÍCIA ASSISTIR UMA COMÉDIA AO LADO DELE.
QUANDO IA EMBORA DA FESTA, LEVAVA A FESTA COM ELE.
FAZIA DE CADA HORA, DE CADA MINUTO, CADA INSTANTE COMUM, SER ALGO ESPECIAL.
PROCURAVA O MELHOR NOS OUTROS E EM TROCA DAVA O MELHOR DE SÍ.
"UM IRMÃO É ALGUÉM QUE SABE A CANÇÃO DE SEU CORAÇÃO E PODE CANTÁ- LA, QUANDO VOCÊ TIVER ESQUECIDO A LETRA".
ME RECORDO DO BARULHO DOS SEUS PASSOS VINDOS DA RUA,DE MADRUGADA, ASSOVIANDO OU CANTAROLANDO, SEUS BOLEROS PREFERIDOS, PRINCIPALMENTE "LA BARCA".
GENÉZIO TINHA OS BOLSOS DE MENINO: BALAS E MOEDAS PARA AS CRIANÇAS E OS MENOS AFORTUNADOS.
DEIXOU SEM PAR SUAS DAMAS, QUE BAILAVAM COM ELE, EXÍMIO DANÇARINO, DAQUELES DE HAVER FILA PARA DANÇAR, DE 5ª À DOMINGO, IMPRETERIVELMENTE.
DIVAGO SOBRE A FRAGILIDADE DA FELICIDADE HUMANA, A IMPERMANÊNCIA DAS COISAS: A VIDA É EFÊMERA.
MAS É A VERDADE QUE SE ESTABELECE: DEUS DÁ E DEUS TIRA, DEUS PÕE E DEUS DISPÕE.
MESMO QUANDO A DOR E A DESILUSÃO FEREM O NOSSO CORAÇÃO: BENDITO SEJA !!!
RECEBAM, MINHA MÃE E MEU PAI EM SEU REGAÇO, DEUS O ACOLHA JUNTO A SÍ.
PARAFRASEANDO MEU IRMÃO, DIGO: -"GENÉZIO, QUE DEUS FIQUE COM A MÃO DOENDO DE TANTO ABENÇOAR VOCÊ !
POR ISSO: NUNCA SE VAI DE TODO... QUEM FICA NUMA SAUDADE. "NÃO HÁ CURA PARA O NASCER E O MORRER A NÃO SER... SABOREAR O INTERVALO" E ISSO VOCÊ O FEZ COM RARA MAESTRIA.
DEUS CERTAMENTE LHE DIRÁ: -"ENTRE GENÉZIO, VOCÊ COM CERTEZA NÃO ESTRANHARÁ O PARAÍSO, AFINAL EM VIDA VOCÊ FEZ DA TERRA, UM CÉU !!!"

5 comentários:

  1. Amigo...Neste momentopense nos momenos felizes que passaram juntos e a Deus por deixar esta pessoa brilhar na sua vida.
    Abraços...Ana

    ResponderExcluir
  2. Marco A C Andrade9 de abril de 2009 14:53

    Tio Beto

    O Tio Genésio deixou muitas lições, tudo estava bom, se dava com todos, perdoava quem o molestava, sempre pronto a ajudar, "não queria incômodar", entre outras qualidades.
    Ele sempre dizia que não tinha medo de partir e quando chegasse o momento que fosse logo...; como não somos eternos partiu sem sofrer.
    A saudade aparece e nos faz lembrar dele, então nos lembramos do seu jeito legal de ser, dos bons momentos que passados juntos.
    Valeu a homenagem!
    Marco, Hanni, Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Tio Beto
    Você conseguiu descrever com sua sensibilidade, exatamente e pessoa querida que foi o Tio Genésio.
    A primeira vez quando vim para Lorena conhecer a família do Marco, quem deu as boas vindas à família foi Nair com um buquê de flores e Tio Genésio com seu sorriso...
    O episódio que mais me marcou na história de vida do Tio e que muito me emociona é ele vendendo pão de madrugada pelas ruas da cidade... Daria para fazer um filme...
    Com carinho,
    Hanni.

    ResponderExcluir
  4. Nunca pensei poder ver meu pai mesmo depois dele ter partido...sim eu o vi! lendo senti sua excência pertinho de mim, e olha tio...foi muito bom o que senti,pois de alguma forma que ainda não podemos explicar, meu pai mora sim aqui dentro do peito...tem horas que bate uma saudade imensa, e em momentos em que parece ser um dia ,noite normal,mas ali esta ele, com uma amor nunca visto, ele esta sim vivo! em cada um de nós...embora a dor ainda persiste em não deixar, mas confortado fico toda vez que leio e o vejo de novo por estas palavras que certamente fostes iluminado a escrever com suas mãos,porém com a caneta de Deus!!!!! abraço!

    ResponderExcluir
  5. É verdade, sempre que nos lembramos dele, que o recordamos, ele está vivo, como sempre estará.
    A saudade ainda é muita, e eterna. Durará enquanto durarmos.
    Um abraço Genézio !!!!!

    ResponderExcluir