segunda-feira, 12 de abril de 2010

"HERRAR É UMANO !!!"


Recentemente, os estudiosos e cientistas ficaram um tanto quanto estarrecidos, com a onda insana de saques contra lojas e supermercados, ocorridos no Chile, voltando a uma barbárie providencialmente esquecida.
Se ainda fosse no Haiti, avaliaram as mentes brilhantes, com sua miséria estabelecida, país de 3º mundo, eternamente colonizado e abandonado, vá lá... mas o dourado Chile, país que ronda o mundo dito civilizado, referência de indicadores positivos na América Latina...
O Chile tem um dos melhores I.D.H.(Índice de Desenvolvimento Humano)do mundo, disparado o melhor abaixo da Linha do Equador, com educação de primeira qualidade, renda per capta infinitamente melhor que a brasileira, saúde aperfeiçoada, índice de analfabetismo de fazer inveja ao Primeiro Mundo maravilha.
Nos esquecemos, muito fácil, entretanto, do bicho homem que habita os recônditos da alma humana, muitas vêzes impenetrável. E indecifrável...
O Homem, queiramos ou não, é um animal. Vegetal e mineral é o que ele não é!
Os Psicólogos, tem um olhar mais condescendente, sobre as pessoas...
Jung se refere a uma parte da nossa personalidade, como "Personalidade Sombra", que habita nas profundezas, soturnamente, sempre à espreita, pouco iluminada, primária, animal por natureza e criação, que emerge em ocasiões específicas, como nas tragédias, nas guerras, nas catástrofes que acompanham, de vez em sempre, a criatura humana.
O mesmo Jung, denomina essa nossa parte, como "O Outro", entidade quase infra-humana, como se fosse apartada de nós, mas que constitui a face diferenciada da estrutura das pessoas, da intrigante e multifacetada personalidade de cada ser, o que os diferencia, os aparta entre o bem e o mal, entre os bons e os maus, separando os mocinhos e os bandidos, os facínoras dos divinos.
Quando confrontados com as dificuldades, as circunstâncias, o bicho homem vem à tona e os piores pesadelos se concretizam, ignorando a civilidade, beirando a insanidade tão ignorada.
Nem tão animal desembestado, nem divina criatura, o Homem é uma espécie singular, diferenciada, que nos surpreende pelos arroubos de grandeza e indignidade,pela especial criatura generosa e altruísta...mas que também pode se transmutar no mais inimaginável pesadelo, além do que possamos desejar...

3 comentários:

  1. Sabe , meu amigo blogueiro, isso sim vc tem razao, o instinto animal, o de individual e pronto pra sobreviver faz o homem voltar ao primitivo. o caos leva a loucura e a nao percepçao do ato ate considerado criminoso, bem vc que domina as ciencias da mente humana bem melhor explicaria essa selvageria que ativa e domina o animal dentro do homem.

    abraço otima observaçao otimo texto.

    http://lucimarsimon.blogspot.com/

    Lucimar Simon

    ResponderExcluir
  2. Olá Roberto,
    A animozidade é necessária ao nosso auto-burilamento!Mas chagará o Tempo onde estes acontecimentos serão fenômenos proporcionais aos tempos das cavernas!!!
    Obrigado por seguir meu blog!!!
    Abraços e sucesso em seu trabalho!!!Ótimos textos!!!
    Edward Robertson - BH.

    ResponderExcluir
  3. Amig



    Amigos!!
    É verdade. o ser humano, ainda é uma criatura em evolução. E bota evolução nisso. Haja evolução.
    Esperamos ansiosamente este tempo de boas notícias e convivências pacíficas. Abraços!!!!!

    ResponderExcluir