domingo, 18 de abril de 2010

"O BEBÊ BOM !!!"


Uma hipótese, aliás uma "supótese"( suposição + hipótese ),surgiu recentemente, saída agorinha do forno, de cientistas inquietos e inquietantes: a teoria de que todo bebê nasce unicamente bom.
Hitler teria sido um nenem maravilhoso, Nero um bebê boníssimo, Judas um pimpolho cheio de qualidades. Defeitos? Nenhum!!!
O que os transformaria nos tiranos e crápulas da história da humanidade? O meio ambiente, a criação, a família, a sociedade, é que são os responsáveis pelas mudanças negativas de tais seres humanos.
Na faculdade, um dos meus filósofos favoritos, era Mounier, que dizia: -"O Homem é essencialmente bom. O que corrompe o Homem é o meio ambiente". Será?
Hoje a conta é mais ou menos essa: 50% genética - 50% meio ambiente, na influência exercida na formação do ser humano. Essa conta já foi 30% - 70%, 70% - 30%, 90% - 10%, 10% - 90%...
Parece, que o mais justo é isso mesmo, meio a meio a influenciar a educação da rara espécie humana. A herança genética nos assemelha aquele bisavô ranzinza, e a educação nascida da família, nos conduz a sermos anjos ou demônios.
Freud, dizia que a nossa personalidade se forma até os 5 anos de idade, após este tempo, somente acrescentamos novas facetas, mas não mudamos radicalmente nosso modo de ser.
Pensadores atuais, contradizem, falando que a formação se dá até os 10 anos de idade, nesse incrível mundo em que vivemos e aprendemos.
E Sartre foi além, dizendo que "a idade da razão" acontece aos 15 anos.
Novas teorias, que tentam explicar o que nos acontece, desde que nesse mundo o Homem tem andado...

3 comentários:

  1. A Bíblia diz que o coração do homem é mal desde sua meninice.
    "Se queres resultado para um mês plante um cereal; se queres resultado para dez anos, plante uma árvore; se queres resultado para eternidade plante um homem (ou mulher)"
    Os bons ensinamentos para os pequenos produzirão bons frutos (homens) no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Dr: Roberto, li seu texto acima, e eu como mãe de 3 filhos já em idade adulta, e agora com a primeira netinha, não tenho duvidas deste texto, tudo reflete aos pimpolhos, principalmente o meio ambiente onde são criados. Tudo tem uma influência no comportamento futuro deles, nos moldamos a arga massa para serem bons ou não, o resto é conseguencia da sociedade a volta deles, que depende duma boa escolha a seguir, geralmente na forma que foram criados,
    meus cumprimentos,
    Efigênia Coutinho
    in New York

    24 de abril de 2010 06:33

    ResponderExcluir