domingo, 15 de agosto de 2010

A SOCIOBIOLOGIA


Será inevitável e irreversível que um indivíduo, a despeito de todos os esforços dele e da sociedade se tornar um assassino?
Será o amor um jogo de interesses, uma amostragem da superioridade do homem sobre a mulher?!
E a amizade? Somos amigos das pessoas só porque um dia podemos precisar delas?
Um filho nasce somente porque temos que perpetuar a espécie, compelidos que somos por fatores genéticos?
O egoísmo é algo arraigado em nosso interior, já nascendo com o ser humano, ficando encapeado pelas convenções, etiquetas e comportamentos sociais?
O goleiro Bruno do Flamengo teria mesmo, que se transformar em um psicopata, estarrecendo todo o Brasil?
Por incrível que pareça a Sociobiologia afirma que sim.
Mas o que vem a ser a Sociobiologia?
É uma nova tendência científica, uma disciplina récem implantada nos Estados Unidos. Ela defende que o nosso menor gesto ou atitude tem sua base biológica, fundamentada na genética e vive ainda em cada ser humano, um ancestral da Idade da Pedra, que vez por outra se manifesta, seja através de um ódio incontido, uma fúria selvagem, uma irracionalidade sem par, até os atos mais desumanos como os assassinatos,as chacinas, a total ausência de bom senso...
A Sociobiologia afirma que a molécula- mãe, o ADN(ácido desoxirribo-nucléico), encerrando o código determinante é que dirá se a pessoa será um criminoso ou um santo.
E de nada aiantará a compreensão e o carinho dos pais, a boa educação e formação ministradas, a última palavra sempre será dada pelos genes.
Os Sociobiologos vem dos vários campos do conhecimento humano tais como: zoologos, biólogos, cientistas sociais...
Tudo isso, faz desta nova ciência, a mais controversa teoria dos últimos tempos. Por outro lado, temem os que a combatem, que ela possa ser usada como instrumneto de discriminação social, racial ou como fins políticos bem delimitados.
Segundo os seus defensores, a Sociobilogia diz que em verdade, não há o "sentimento" de altruísmo, de despojamento, mas sim um "egoísmo genético". Uma mãe não protegerá seu filho por amor, por carinho e por ternura; mas tão somente por ele ser portador de muitos genes seus.
O lastro genético, eventualmente, pode se modificado pelo meio, que age sobre alguns genes alterando sua disposição inicial e então temos heróis e covardes, comportamentos sórdidos ou sublimes. A seleção natural induz indivíduos a se favorecerem mutuamente, numa troca de favores apenas.
Então, por esta teoria, o altruísmo, o respeito, a devoção, a fé, existem desde que as pessoas deles retirem a certeza da sua própria sobrevivência e bem estar.
Isto deixou preocupadas as autoridades que se dedicam ao bem estar alheio: os sociólogos, os ministros das várias religiões, as instituições filantrópicas e mais um montão de gente, como era de se esperar.
O mais poderoso argumento contra a Sociobiologia, é que ela subestimou a consciência e a cultura, que podem através do conhecimento fazer com que a influência genética se dilua e confunda com as variações comportamentais.
Esperamos apenas, que a Sociobiologia não faça furor no Brasil, porque tudo que tem sotaque inglês soa como definitivo e irretocável entre nós. Basta uma tese vir escrita em inglês para ser aceita aqui de imediato.
Afinal, a única coisa que americano inventou e brasileiro não engole é chicletes...

4 comentários:

  1. “A sociobiologia tornou-se o paradigma dominante nos estudos do comportamento social dos animais. Contudo, as tentativas dos sociobiólogos em se utilizar desses esquemas teóricos para explicar comportamentos e instituições humanas, como o ciúme e o adultério, ou a monogamia e a guerra, foram claramente rechaçadas pelas ciências sociais. Afinal, a sociobiologia negava alguns princípios que foram básicos para a constituição das ciências sociais como área do conhecimento.
    Dentre esses princípios está a constatação de que os homens apresentam óbvias semelhanças de comportamento no interior dos grupos sociais e diferenças marcantes entre os vários grupos. Estas diferenças entre os grupos não podem estar associadas a uma suposta diversidade biológica (como queriam as teorias raciológicas do século XIX), dados os inúmeros casos conhecidos de rápida mudança social e de trocas culturais entre grupos bem distintos. Além disso, a biologia contemporânea demonstrou que a maior parte da diversidade biológica se dá entre indivíduos, e não entre populações ou “raças”.
    Por outro lado, as crianças nascem, em todos os lugares, com as mesmas características e capacidades, e com as mesmas potencialidades em termos de desenvolvimento. Este é o princípio conhecido como unidade psíquica da humanidade. As crianças são semelhantes, mas os adultos diferem em um alto grau. Como uma “constante” (a unidade biológica) não pode explicar uma “variável” (as diferenças entre os grupos), as ciências sociais tendem a considerar que a “natureza humana” não pode ser a causa da organização mental dos humanos adultos, de seus sistemas sociais, de suas culturas e de suas mudanças históricas. Essas características devem ser adquiridas culturalmente, pelas crianças, no decorrer do desenvolvimento.
    É verdade que a idéia de que somos como uma folha de papel em branco, uma tábula rasa, não mais se sustenta, tendo em vista a constatação de que muitos comportamentos humanos possuem uma base biológica. Não obstante, é também verdade que uma efetiva incorporação desse conhecimento ao estudo do comportamento humano somente ocorrerá quando este puder se articular com a noção de que o nosso ambiente é a cultura, e de que isso torna o homem uma espécie necessariamente distinta das outras. O campo continua aberto para o diálogo, mas precisamos, talvez, de uma nova revolução.
    No futuro distante, vê-se campos abertos para pesquisas muito mais importantes. A psicologia será baseada num novo fundamento, baseado na necessária aquisição de cada poder e capacidade mental via gradação. Luz será lançada sobre a origem do homem e sua história.”

    ResponderExcluir
  2. Estou hoje fazendo um passeio diferente pela blogsfera, estou conhecendo novos espaços a fim de interagir, conhecer e fazer novas amizades e,assim cheguei até aqui, desculpe a minha invasão.

    Fica aqui o convite para conhecer o meu espaço, será um prazer te receber lá.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo, seus comentários enriquecem os meus artigos, acabam por complementá los, com seus argumentos precisos e ricos, que se sustentam por sí só.
    Muito obrigado pela colaboração efetiva e inestimável !!!

    ResponderExcluir
  4. Minha cara dos Pelos Caminhos da Vida; é um prazer recebê-la em minha humilde casa, por visitante tão especial que é você.
    Também adoro conhecer novas pessoas, que são as nossas verdadeiras riquezas. Benvinda, venha sempre !!!!

    ResponderExcluir