quarta-feira, 25 de março de 2009
"GENÉZIO: NUNCA SE VAI DE TODO...QUEM FICA NUMA SAUDADE"
RecadosOnline - Para mais Religiosidade e Imagens de Cristo, clique aqui!
GENÉZIO, IRMÃO, DESCULPE PELA DEMORA EM LEMBRAR DE VOCÊ NESSE MOMENTO, MAS A TRISTEZA NÃO DEIXAVA, DE TANTO QUE DOIA...
PENSEI QUE FOSSE MORRER DE TANTA SAUDADE...
"A SAUDADE EXISTE NÃO PORQUE ESTAMOS LONGE, MAS PORQUE UM DIA ESTIVEMOS JUNTOS."
O COTIDIANO, A EDUCAÇÃO, OS COSTUMES, O AMOR, NOSSOS AMIGOS, A PROCURA DA FELICIDADE, E OUTRAS VARIANTES, DESCEM UMA CORTINA ESFUMAÇADA, UM VÉU DIÁFANO DE SUAVE TECEDURA, NA FRENTE DOS NOSSOS OLHOS, ENGANANDO A REALIDADE.
MAS QUANDO A MORTE,ENFIM, ENTRA EM CENA,NOS DEIXA PERPLEXOS E SURPRESOS... COMO SE ELA NÃO FIZESSE PARTE DA VIDA...
GENÉZIO, NÓS ÉRAMOS MUITO RICOS, FICAMOS MUITO POBRES COM A SUA AUSÊNCIA. LORENA FICOU SEM GRAÇA SEM VOCÊ, A VIDA FICOU DESBOTADA COM A SUA FALTA.
VOCÊ, ERA TERNO E NOBRE. DIZIA BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE A TORTO E A DIREITO. INUNDOU O NOSSO MUNDO COM A SUA MÁGICA PRESENÇA, ILUMINAVA OS AMBIENTES EM QUE ESTAVA, COM SEU INSEPARÁVEL SORRISO, SEU BOM HUMOR CONSTANTE, SEU OTIMISMO COSTUMEIRO. UM DIA, TODOS NÓS NOS REENCONTRAREMOS NA PÁTRIA CELESTIAL.
A AMIZADE É O AMOR QUE NUNCA SE ACABA. A VERDADEIRA AMIZADE É COMO A SAÚDE PERFEITA, SEU VALOR RARAMENTE É RECONHECIDO, ATÉ QUE SE VAI.
NA LIDA DA VIDA, VOCÊ NUNCA DESCANSOU, LEMBRO DAQUELE MENINO, QUE DESDE OS 9 ANOS VENDIA PÃO NAS MADRUGADAS FRIAS DA LORENA ADORMECIDA. MINHA SAUDOSA MÃE, JOAQUINA, ESCUTAVA COM PENA AQUELA PEQUENA VOZ VARANDO A NOITE.
NOSSO PRIMEIRO RÁDIO, FOI VOCÊ QUEM COMPROU, DAQUELES DE VÁLVULA QUE TINHA QUE ESQUENTAR E MEU VELHO PAI, MANOEL, DAVA "SUAVES" TAPAS PARA ESCUTAR AS NOTÍCIAS DA GUERRA.
VOCÊ, ERA UMA PESSOA ESTÁVEL, SEM GRANDES SOBRESSALTOS NA LINHA DO TEMPO DA SUA VIDA.
SONHOU MUITO E VIVEU COMO POUCOS, OS SEUS SONHOS PLENAMENTE. OUVINTE ATENTO SURGIA DO NADA, QUANDO O RESTO DO MUNDO DESAPARECIA.
SE NOS VISSE TRISTES, VINHA COM SEU ARSENAL INESGOTÁVEL DE PIADAS. NA SUA ÚLTIMA, APESAR DO RIGOR DAS DORES E DO MOMENTO DE DESPEDIDA, VIROU- SE PARA A MINHA IRMÃ, NAIR, DIZENDO: -"NAIR SE EU MORRER, NÃO FALO MAIS COM VOCÊ, VIU?!", OU "A MORTE É INEVITÁVEL, MAS NÃO ESTOU COM PRESSA NENHUMA DE MORRER!"
DIFÍCIL É ACREDITAR, MESMO QUE NECESSÁRIO, QUE VOCÊ NÃO VIRÁ MAIS...!
OUVÍAMOS AS PESSOAS FALAREM COM FREQUÊNCIA: -"QUERIA QUE ELE FOSSE MEU PAI, OU QUERIA TER UM TIO ASSIM."
MEU PAI, PORTEIRO DO "CINE REX" DIZIA: -" SEI QUANDO O GENÉZIO ESTÁ NO CINEMA. QUANDO TODOS JÁ PARARAM DE RIR, ELE AINDA CONTINUA". E COM DIREITO A GARGALHADAS SONORAS, EXCLAMAÇÕES, BATIDAS DE PÉS NO CHÃO...ERA UMA DELÍCIA ASSISTIR UMA COMÉDIA AO LADO DELE.
QUANDO IA EMBORA DA FESTA, LEVAVA A FESTA COM ELE.
FAZIA DE CADA HORA, DE CADA MINUTO, CADA INSTANTE COMUM, SER ALGO ESPECIAL.
PROCURAVA O MELHOR NOS OUTROS E EM TROCA DAVA O MELHOR DE SÍ.
"UM IRMÃO É ALGUÉM QUE SABE A CANÇÃO DE SEU CORAÇÃO E PODE CANTÁ- LA, QUANDO VOCÊ TIVER ESQUECIDO A LETRA".
ME RECORDO DO BARULHO DOS SEUS PASSOS VINDOS DA RUA,DE MADRUGADA, ASSOVIANDO OU CANTAROLANDO, SEUS BOLEROS PREFERIDOS, PRINCIPALMENTE "LA BARCA".
GENÉZIO TINHA OS BOLSOS DE MENINO: BALAS E MOEDAS PARA AS CRIANÇAS E OS MENOS AFORTUNADOS.
DEIXOU SEM PAR SUAS DAMAS, QUE BAILAVAM COM ELE, EXÍMIO DANÇARINO, DAQUELES DE HAVER FILA PARA DANÇAR, DE 5ª À DOMINGO, IMPRETERIVELMENTE.
DIVAGO SOBRE A FRAGILIDADE DA FELICIDADE HUMANA, A IMPERMANÊNCIA DAS COISAS: A VIDA É EFÊMERA.
MAS É A VERDADE QUE SE ESTABELECE: DEUS DÁ E DEUS TIRA, DEUS PÕE E DEUS DISPÕE.
MESMO QUANDO A DOR E A DESILUSÃO FEREM O NOSSO CORAÇÃO: BENDITO SEJA !!!
RECEBAM, MINHA MÃE E MEU PAI EM SEU REGAÇO, DEUS O ACOLHA JUNTO A SÍ.
PARAFRASEANDO MEU IRMÃO, DIGO: -"GENÉZIO, QUE DEUS FIQUE COM A MÃO DOENDO DE TANTO ABENÇOAR VOCÊ !
POR ISSO: NUNCA SE VAI DE TODO... QUEM FICA NUMA SAUDADE. "NÃO HÁ CURA PARA O NASCER E O MORRER A NÃO SER... SABOREAR O INTERVALO" E ISSO VOCÊ O FEZ COM RARA MAESTRIA.
DEUS CERTAMENTE LHE DIRÁ: -"ENTRE GENÉZIO, VOCÊ COM CERTEZA NÃO ESTRANHARÁ O PARAÍSO, AFINAL EM VIDA VOCÊ FEZ DA TERRA, UM CÉU !!!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amigo...Neste momentopense nos momenos felizes que passaram juntos e a Deus por deixar esta pessoa brilhar na sua vida.
ResponderExcluirAbraços...Ana
Tio Beto
ResponderExcluirO Tio Genésio deixou muitas lições, tudo estava bom, se dava com todos, perdoava quem o molestava, sempre pronto a ajudar, "não queria incômodar", entre outras qualidades.
Ele sempre dizia que não tinha medo de partir e quando chegasse o momento que fosse logo...; como não somos eternos partiu sem sofrer.
A saudade aparece e nos faz lembrar dele, então nos lembramos do seu jeito legal de ser, dos bons momentos que passados juntos.
Valeu a homenagem!
Marco, Hanni, Gabriel
Tio Beto
ResponderExcluirVocê conseguiu descrever com sua sensibilidade, exatamente e pessoa querida que foi o Tio Genésio.
A primeira vez quando vim para Lorena conhecer a família do Marco, quem deu as boas vindas à família foi Nair com um buquê de flores e Tio Genésio com seu sorriso...
O episódio que mais me marcou na história de vida do Tio e que muito me emociona é ele vendendo pão de madrugada pelas ruas da cidade... Daria para fazer um filme...
Com carinho,
Hanni.
Nunca pensei poder ver meu pai mesmo depois dele ter partido...sim eu o vi! lendo senti sua excência pertinho de mim, e olha tio...foi muito bom o que senti,pois de alguma forma que ainda não podemos explicar, meu pai mora sim aqui dentro do peito...tem horas que bate uma saudade imensa, e em momentos em que parece ser um dia ,noite normal,mas ali esta ele, com uma amor nunca visto, ele esta sim vivo! em cada um de nós...embora a dor ainda persiste em não deixar, mas confortado fico toda vez que leio e o vejo de novo por estas palavras que certamente fostes iluminado a escrever com suas mãos,porém com a caneta de Deus!!!!! abraço!
ResponderExcluirÉ verdade, sempre que nos lembramos dele, que o recordamos, ele está vivo, como sempre estará.
ResponderExcluirA saudade ainda é muita, e eterna. Durará enquanto durarmos.
Um abraço Genézio !!!!!